O Instituto Mundo Melhor (IMM) concluiu a formação de mais uma turma de facilitadores em 'Círculos Não-Conflitivos’, na última semana de novembro. A capacitação, promovida pelo Tribunal de Justiça do Paraná (TJPR) no CEJUSC de Ponta Grossa, reforça a parceria mantida entre as instituições desde 2014.
Para a presidente do IMM, Cirlei Simão Pauliki, a formação reforça a relevância do diálogo como ferramenta de construção de soluções e amplia a atuação de novos facilitadores em projetos estratégicos do CEJUSC. Entre eles, ela destaca o projeto Travessia, iniciativa em que o Instituto MM contribui com a formação de facilitadores e também com ações vinculadas à remição de pena.
A instrutora Erica Lemes, que conduziu à docência ao lado da juíza coordenadora do CEJUSC, Heloisa da Silva Krol Milak, ressalta que a Justiça Restaurativa se sustenta em alguns pilares. “Acreditar no diálogo, na responsabilização e na quebra de paradigmas punitivos é fundamental para avançarmos em práticas que promovem reparação, pertencimento e reconstrução de trajetórias”, completa.