Projeto ‘Ajufe por um Mundo Melhor’ certifica apenados em Joinville

01/07/2022

Projeto ‘Ajufe por um Mundo Melhor’ certifica apenados em Joinville

Na próxima sexta-feira (8), acontecerá a entrega dos certificados para os apenados que realizaram os cursos vinculados ao projeto “Ajufe por um Mundo Melhor”, na Penitenciária Industrial Jucemar Cesconetto, em Joinville. O programa é uma parceria entre o Instituto Mundo Melhor, a Associação dos Juízes Federais do Brasil e o Departamento de Polícia Penal (DPP) de Santa Catarina.

Os cursos, sem fins lucrativos, visam fomentar o desenvolvimento social, uma vez que viabiliza a ressocialização dos reeducandos. “A entrega desses certificados significa muito, porque demonstra para eles o quanto nós, enquanto sociedade, apreciamos o fato deles estarem se qualificado, buscando ter o conhecimento necessário para desenvolverem uma atividade licita para quando deixarem o ambiente prisional”, argumenta o juiz federal, Rafael Wolf.

A Penitenciária Industrial é uma unidade referência no país por ter um dos menores índices de reincidência, isso é devido a oferta de cursos de capacitação e oportunidades de trabalho. “A Penitenciaria, através da sua Coordenação de Ensino, sempre busca uma   educação qualificada e integrada, agora teve a oportunidade de implementar em seu setor de ensino, a plataforma de cursos livres, propiciado pela parceria com o IMM, oportunizando qualificação e capacitação aos apenados, que podem enxergar o caminho da reintegração a sociedade, e um recomeço ao acesso a cidadania”, ressalta o Coordenador de Ensino e Promoção Social, Odirlei Del col.

Todos os cursos são reconhecidos e certificados pela FGW (Faculdade de Gestão Woli) e pela Associação Brasileira de Educação a Distância. Enquanto, o ambiente virtual é gerido pela Woli, que une a tecnologia e a educação com sistemas de gestão da aprendizagem, experiência da aprendizagem e gamificação, entre outras metodologias que auxiliam no aprendizado.