Penitenciária Feminina ganha sala virtual para cursos à distância

A cada 12 horas de treinamento os detentos recebem um dia de remição de pena, além de serem qualificados para o mercado de trabalho

15/06/2013

Penitenciária Feminina ganha sala virtual para cursos à distância

A Secretaria da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos (SEJU) e o Instituto Mundo Melhor (IMM), inauguraram ontem uma Sala Virtual na Penitenciária Feminina do Paraná (PFP), localizada em Piraquara. A sala contém sistemas de ensino à distância implantados pelo Instituto, que oferece TV LCD e notebooks para a realização de cursos on-line.

A meta é atingir 100% das detentas da unidade, que somam hoje 380 presas, mas inicialmente serão ofertados cursos para 25% delas, que são as que já estão inseridas na escolarização, porque é necessário um conhecimento mínimo para participação nos cursos.

A diretora da Penitenciária Feminina, Rita de Cássia Naumann, disse que a inauguração deste espaço faz parte do tratamento penal, visando a ressocialização e consequentemente a remição da pena. Isso porque a cada 12 horas de treinamento os detentos recebem um dia de remição de pena, além de serem qualificados para o mercado de trabalho.

Para a Coordenação de Educação, Qualificação e Profissionalização de Apenados da Secretaria, a implantação da Sala Virtual ampliará as oportunidades educacionais às detentas pois, além dos cursos do Instituto Mundo Melhor, também poderão ser ofertados cursos de qualificação, aperfeiçoamento e graduação a distância em parceria com Rede de Qualificação Profissional.

Segundo a SEJU, trata-se de mais uma ação de ampliação das possibilidades de estudo para os presos do sistema penitenciário paranaense. Hoje, 52,39% dos presos sob custódia da Secretaria da Justiça estão em atividades de estudo.

Maria José dos Santos (26), presa há seis anos, com mais dois para cumprir, estava entusiasmada com a inauguração porque será uma das alunas que vai fazer os cursos. “Nunca tive essa oportunidade e vou aproveitar porque vou poder sair com noção do que vai ser enfrentar o mundo lá fora de novo”.

 

PARCERIA – A parceria entre o Instituto e a Secretaria teve início em agosto do ano passado, por meio do Departamento de Execução Penal (DEPEN). Atualmente o IMM mantém duas salas virtuais na Penitenciária Estadual de Ponta Grossa e através do ônibus do Projeto Expresso Mundo Melhor leva a capacitação para Centro de Regime Semiaberto Feminino de Curitiba (CRAF) e o Centro de Regime Semiaberto da Lapa.

Segundo o mantenedor do Instituto Mundo Melhor e superintendente do Grupo MM MercadoMóveis, Márcio Pauliki, por meio dessa ação mais de 30 detentos do regime semiaberto do Paraná já concluíram cursos on-line de capacitação em diversas áreas e outros 100 estão em treinamento. “Os cursos de qualificação dão uma nova chance aos detentos do sistema penitenciário e reduzem o risco de que voltem a praticar delitos ao serem reinseridos na sociedade”, disse Pauliki.

A capacitação integra as ações e projetos desenvolvidos pelo Programa para o Desenvolvimento Integrado (PDI/Cidadania), da Secretaria da Justiça. Os módulos de 60 horas em média abrangem temas como noções de informática, empregabilidade, governança doméstica, gestão de negócios, entre outros, e são certificados academicamente pela Faculdade União – Grupo Kroton Educacional. O convênio segue até 2017 e não tem custo para o Estado.