Jovem Mãe discute verdades e mitos da gravidez

40 futuras mamães participaram do evento organizado pela Prefeitura de Tibagi

16/09/2013

Jovem Mãe discute verdades e mitos da gravidez

O projeto Jovem Mãe, do Instituto Mundo Melhor (IMM) promoveu um encontro de, aproximadamente, 40 futuras mamães para discutir verdades e mitos sobre a gravidez. A iniciativa aconteceu em parceria com o Grupo de Gestantes Chá de Bebê,
organizado pela Prefeitura de Tibagi através da sua Secretaria de Saúde.

A médica Ana Paula Berke conduziu a conversa esclarecendo dúvidas e relatando os cuidados durante o período gestacional. As participantes receberam dois papéis, um com a letra V e outro com a letra F. Foram apresentados vários mitos e verdades e as mamães tiveram que levantar o papel com a resposta correta. “As participantes são, em sua maioria, adolescentes que estão se preparando para a chegada do primeiro filho. A atividade foi interessante para que elas se sintam mais seguras”, afirma Orion Barbosa, coordenador do IMM. Também foi servido um lanche especialmente preparado sob orientação da nutricionista Grazielly Regailo e ainda a participação da pediatra Silvia de Geus.

O projeto Jovem Mãe iniciou as suas atividades em 2009 e já atendeu mais 1 mil jovens. Assim que começa a atuar em uma cidade, o projeto realiza o mapeamento dos indicadores de desenvolvimento infantil, tendo como base os dados referentes a bebês nascidos de mães com até 17 anos de idade. Num segundo momento, são realizados encontros periódicos para acompanhamento das jovens mães. Cerca de 100 profissionais estão envolvidos na iniciativa, eles atuam na área da saúde, assistência social e educação. Com a capacitação dos técnicos e profissionais, o Jovem Mãe multiplica o conhecimento em benefício das adolescentes. O objetivo é promover as adolescentes, através da construção de oportunidades de desenvolvimento pessoal, social e profissional. Atualmente, a proposta está presente em 21 municípios e atende cerca de 300 gestantes.