Instituto MM e CMDCA promovem curso para candidatos ao Conselho Tutelar

O objetivo da formação é contribuir para que os candidatos a conselheiros possam entender todo o processo, a legislação e qual a importância do trabalho voltado aos direitos da Criança e do Adolescente

03/08/2023

Instituto MM e CMDCA promovem curso para candidatos ao Conselho Tutelar

Para capacitar os futuros conselheiros tutelares, o Instituto Mundo Melhor junto com o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Ponta Grossa (CMDCA-PG), elaboraram um curso para auxiliar os conselheiros na execução de suas funções. O objetivo dessa formação é contribuir para que os candidatos ao Conselho Tutelar possam entender todo o processo, a legislação e qual a função e a importância do trabalho.

O curso funcionou como um projeto-piloto, em que o objetivo foi avaliar a possibilidade de se tornar uma obrigatoriedade na lei municipal, para que assim todos que tiverem interesse em se tornarem membros do Conselho Tutelar sejam capacitados, antes mesmo de se inscreverem, tendo assim o conhecimento necessário para se tornarem um conselheiro. Nesse primeiro momento, a capacitação foi estendida para toda a comunidade, contando com professores, profissionais da área da saúde, da área da assistência social e de diferentes políticas públicas.

“A lei é clara quando diz que crianças e adolescentes são prioridade absoluta, mas na hora da execução, na hora de fazer com que essa prioridade absoluta seja cumprida, é preciso, antes de tudo, da capacitação, formação, entendimento, respeito à política pública e respeito a essa máxima do próprio Estatuto da Criança e do Adolescente”, ressalta a presidente do CMDCA-PG, Monica Mongruel.

Para a presidente do IMM, Cirlei Simão Pauliki, é uma grande satisfação firmar o compromisso em apoiar integralmente a política da criança e do adolescente, afinal este é um público-alvo preferencial do Instituto. “Nós reconhecemos a importância do CMDCA como nosso parceiro estratégico, sendo um órgão deliberativo da política pública para essa área, o que é fundamental para o cumprimento de nossa missão e propósito”, enfatiza.

Após finalizar esse processo do curso, as instituições têm como próximo passo avaliar minuciosamente todo o contexto e os desdobramentos do projeto de capacitação, visando desenvolver uma política cada vez mais efetiva, responsável e abrangente. “Queremos ampliar essa política na defesa da criança e do adolescente, capacitando membros da comunidade, membros dos conselhos tutelares, dos conselhos de direitos, de todos os gestores públicos. Afinal, essa é, de fato, a garantia dos direitos das crianças e adolescente”, argumenta a presidente do CMDCA.