IMM conclui curso de Aprofundamento em Situações Conflitivas

O curso foi voltado para os profissionais do Centro de Formação Profissional Júlio Dário, de Araxá - Minas Gerais.

21/09/2021

IMM conclui curso de Aprofundamento em Situações Conflitivas

Na última semana, o Instituto Mundo Melhor finalizou o curso de Aprofundamento em Situações Conflitivas, voltado aos profissionais do Centro de Formação Profissional Júlio Dário, de Araxá (MG). O curso resultou em mais de cinco aulas síncronas transmitidas pelo Zoom, que totalizaram uma carga horária de 16 horas. Já as atividades assíncronas aconteceram através da plataforma Moodle, resultando em 4 horas de conteúdo.

Para Rodrigo Trindade, psicólogo do Júlio Dario, a capacitação e ampliação do conhecimento dentro da justiça restaurativa é de grande importância e veio para somar em sua atuação. “Temos agora muito mais ferramentas e preparo para mediação de conflitos, o que sem a menor dúvida contribuirá para a implementação de uma nova cultura de paz e de intervenção com propósitos positivos e funcionais em nossa cidade, inclusive se alastrando cada vez mais em todas as direções”, enfatizou.

Entre os principais temas abordados no curso, destaque para: Fundamentação teórica e diferenças nas abordagens: Restaurativa e Retributiva; Atribuições da dupla de facilitadores em círculos de construção de paz envolvendo situações conflituosas; Fluxograma da proposta de resolução de conflitos, com exemplos; Elaboração de perguntas potencializadoras em roteiro de situações conflituosas; Etapas procedimentais: pré-círculo, círculo e pós-círculo; e Abordagem prática: estudo de casos de situações reais.