.jpeg)
O projeto Justiça Restaurativa, uma das principais iniciativas promovida pelo Instituto Mundo Melhor, ofertará mais um curso de formação voltado à área. Dessa vez, o tema da capacitação é "Justiça Restaurativa e o Atendimento às Vítimas para Facilitadores", que será ministrado pela professora Glaucia Orth. O curso abriu suas inscrições na última quarta-feira (27) e encerrará no próximo domingo, 8 de maio.
O curso é dirigido para profissionais e facilitadores que desejam ampliar o olhar e a própria compreensão sobre a experiência das vítimas e a sua interação com o sistema de justiça, a fim de que suas necessidades e demandas sejam contempladas por meio da Justiça Restaurativa.
Segundo a pedagoga do Instituto Mundo Melhor, Érica Lemes, após o lançamento do ‘Manual de Atendimento às Vítimas de crimes através da Justiça Restaurativa’, em março deste ano, o IMM Restaurativo decidiu proporcionar essa oportunidade de capacitação, que será de grande valia para todos.
O curso tem carga horária de 20 horas, sendo divididas em 15 horas ao vivo e cinco na plataforma Zoom, enquanto os materiais de apoio estarão disponíveis pelo Moodle. Os conteúdos abordados na capacitação serão: Conhecer as teorias da vitimologia e o movimento de direitos das vítimas; Compreender as consequências e o alcance da violência na vida de vítimas; Compreender sobre trauma: suas causas e respostas comuns a eventos traumáticos; Estabelecer relações de confiança com vítimas; Identificar as demandas apresentadas por vítimas e a necessária articulação com a rede socioassistencial e o sistema de justiça.
Os interessados no curso podem se inscrever através do formulário: https://forms.gle/9gcHPRQhD3i3moKr9