Deputado André Bueno conhece projetos do Mundo Melhor em PG

O deputado é um dos autores do projeto de lei que declara de utilidade pública estadual o Instituto Mundo Melhor

12/06/2013

Deputado André Bueno conhece projetos do Mundo Melhor em PG

O deputado estadual André Bueno (PDT), um dos autores do projeto de lei que declara de utilidade pública estadual o Instituto Mundo Melhor (IMM), esteve em Ponta Grossa na Central de Distribuição e Administração MercadoMóveis (CDAM), na última terça-feira, 11, à noite, para conhecer os projetos Expresso Mundo Melhor e Jovem Mãe, em reunião com profissionais da área da saúde, representantes de instituições de ensino superior e diretores do IMM. “Tenho a honra de ser um dos autores deste projeto na Assembleia Legislativa do Estado. Ouvi falar sobre o Instituto, mas ao conhecer e ouvir relatos de profissionais envolvidos nos projetos, nos dá a dimensão do grande trabalho que é desenvolvido”, destacou Bueno, fazendo um apelo para que os projetos do Instituto fossem levados para a região Oeste do Estado, onde mantém a sua base eleitoral, com um projeto piloto junto às Agentes Comunitárias de Saúde de Cascavel.

O mantenedor do IMM e superintendente do Grupo MM MercadoMóveis, Márcio Pauliki, destacou a atuação do Instituto. “O Instituto Mundo Melhor está completando quatro anos, atuando principalmente com os jovens, oferecendo boas oportunidades. Fazemos parcerias com o poder público, aperfeiçoando e dando continuidade aos projetos já existentes, através do apoio da iniciativa privada”, ressaltou Pauliki.

O médico Rodrigo Daniel Manjabosco, da Unidade de Saúde José da Silva Ribeiro, no Jardim Esplanada, ressalta a importância do Projeto Jovem Mãe, implantado no bairro há três meses. “São 160 gestantes atendidas na unidade, destas 22 estão na faixa de 14 a 16 anos de idade, 12 estão fora da escola e há meninas de 14 anos na segunda gestação. O projeto mostra para elas que há uma nova perspectiva de vida, orientando, resgatando a autoestima, incentivando a voltarem estudar e capacitando para o mercado de trabalho”, relatou o médico, afirmando que através das ações do projeto é possível identificar outras dúvidas das jovens, podendo aprofundar as orientações repassadas durante o acompanhamento pré-natal.

Através do Projeto Expresso Mundo Melhor, outros grupos do bairro, a exemplo dos idosos, também estão realizando cursos on-line. “Os projetos aproximam a população do convívio com a Unidade”, ressaltou Manjabosco.

O Jovem Mãe realiza na primeira etapa o mapeamento dos indicadores de desenvolvimento infantil, tendo como base os dados referentes a bebês nascidos de mães com até 17 anos de idade e, na segunda etapa, são realizados encontros periódicos com os profissionais das áreas de saúde, assistência social e educação que estão envolvidos diretamente no acompanhamento das jovens mães. Com a capacitação dos técnicos e profissionais, o resultado esperado é a multiplicação do conhecimento para as jovens mães, beneficiando as crianças. O Expresso de Informática Mundo Melhor leva ônibus de inclusão digital do Instituto Mundo Melhor equipados com notebooks, TVs LCD, DVD e impressora laser para o desenvolvimento de cursos de capacitação em diversas áreas.